Quando deve ser feita a Manutenção em tubulações de gás?

Existem diversos fatores que podem fazer com uma tubulação venha a apresentar problemas, como por exemplo: vazamentos e má instalação, portanto  já sabemos que nem toda manutenção deve ser feita somente quando há problemas, não é verdade? Falamos anteriormente sobre a manutenção preventiva, famosa pelas suas diversas vantagens, até porque estamos falando de um problema silencioso e altamente perigoso.

Mas e quando há vazamentos, o que fazer? Quais pontos vale levar em consideração? Por aqui separamos algumas causas comuns de vazamento e algumas dicas do que fazer nesta situação.

Veja quais tipos de tubos e principais problemas quem podem ocorrer nas tubulações.

Tubos feitos em aço galvanizado

Estes tubos são feitos de ferro, podem chegar a durar de 20 a 40 anos, possuem uma camada protetora de zinco que com o tempo pode decompor. Sem esta proteção o tubo oxida e deteriora, causando assim os vazamentos, em linhas gerais o tubo enferruja.

Estes tipos de tubos são utilizados em industrias e por vezes expostos em locais de umidade, por isso a manutenção preventiva é essencial.

Tubos feitos de cobre

Este tipo de tubo é endurecido devido ao processo de trefilação, sendo assim ele não pode ser dobrado. A junta quando aquecida é derretida na conexão formando uma ligação muito forte, dificilmente de ocorrer problemas de vazamento.

Além de ser um processo eficaz, no cobre é raro ocorrer corrosão e também é muito econômico, porém podem ocorrer pancadas no tubo e com o tempo perfurações com as instalações de moveis e podendo ocasionar vazamentos.

Como descobrir que tem algo errado?

Antes de quaisquer coisa é recomendando que a manutenção deve ser feita por um profissional qualificado, geralmente da assistência técnica autorizada.

Parece ser um processo simples, mas os profissionais deverão considerar e aplicar  corretamente as instruções das normas da ABNT NBR 13103 15526, sobre instalações.

A revisão é feita no aparelho e nos acessórios utilizados na instalação do aquecedor. dentre eles é importante avaliar os flexíveis, se estão em boas condições de uso.

Agora se há suspeitas de vazamentos ou mau funcionamento dos itens ligados ao gás acione o corpo de bombeiros.

Manutenção corretiva da para resolver com segurança?

Possivelmente pode ocorrer problemas, recomenda-se  tomar algumas precauções para a segurança de todos do ambiente.

De qualquer forma é importante uma empresa especializada para cuidar de todo processo de manutenção, assim há garantia de uma instalação bem feita e segura.

Se gostou deste post, veja também: https://contuflex.ind.br/mangueira-para-gas-entenda-a-importancia-de-escolher-a-ideal/

epi-1

Não Perca!

Fique ligado em todas nossas novidades, cadastre seu email