Quais cuidados você precisa ter na hora da instalação de uma câmara fria?

O que é uma câmara fria?

Pense em uma grande geladeira, com uma potência diferenciada para acomodar diferentes itens em grandes quantidades, está é câmara fria!

Projetada para assegurar a conservação de alimentos ou insumos para produção, este equipamento tem a função de manter a conservação de diversos produtos.

Existem 2 tipos de câmara, para resfriamento ou para congelar, podendo chegar em temperaturas abaixo de até -25°C. Vale ressaltar de fato qual é a necessidade para fazer a escolha ideal da câmara.

A câmara é composta por placas de poliestireno, o que permite isolamento térmico nas paredes e pisos deste equipamento, quanto maior a densidade desta placa, melhor é a eficácia no isolamento térmico.

Há vários modelos de câmaras, que atendem os mais diversos segmentos, dentre eles supermercados, indústrias e frigoríficos.

Pensando em auxilia-lo na instalação ou manutenção da câmara separamos este conteúdo pra você, confira:

Como saber qual é o equipamento ideal?

O primeiro ponto a se avaliar é saber qual produto será conservado na câmara, após esta avaliação é necessário definir qual temperatura, tipo de estocagem, tipo de fluido ( R12, R22, R13A R404A) e flexíveis vai utilizar é importante também considerar o período em que o produto será conservado.

Com estás informações, fica fácil projetar juntamente com o fabricante de câmaras o tamanho ideal para sua necessidade.

Quais cuidados são necessários para instalação e manutenção da câmara

Um equipamento como este possui um alto valor agregado e por isso é necessário ter alguns cuidados para manter seu funcionamento adequado.

Por aqui vamos apresentar algumas dicas para manutenção deste equipamento.

Higienização:

Para evitar proliferação de bactérias ou até mesmo continuar garantindo a qualidade dos produtos é essencial manter a limpeza do ambiente.

  • Mas este procedimento requer alguns cuidados especiais, primeiro procure produtos de limpeza, adequados para câmaras e determine um período para limpar pois pode variar de acordo com o produto armazenado;
  • Não faça lavagens com jatos de água, assim você evita peças danificadas e ainda reduz as chances de acidentes de trabalho;
  • Faça limpeza em locais de ventilação, pois são os locais com maior probabilidade de bactérias.

Faça revisões frequentemente

Verifique diariamente se a temperatura está funcionando corretamente, assim você evita possível perda de produtos, confira também se há vazamentos, não se esqueça de inspecionar o evaporador.

Reposicione os equipamentos

Fique atento a maneira de como está distribuído os produtos no local, evite locais em que estão próximos da ventilação, garantindo assim o bom funcionamento da câmara.

Faça manutenção preventiva

Para evitar danos a câmara verifique irregularidades na temperatura, rachaduras, conexões elétricas, limpeza, juntas da porta, ventilação e se possível substitua quando necessário.

Espero que tenha curtido nosso conteúdo, caso queira saber também sobre manutenção preventiva acesse: https://contuflex.ind.br/o-que-e-manutencao-preventiva-e-qual-e-a-sua-importancia/

epi-1

Não Perca!

Fique ligado em todas nossas novidades, cadastre seu email