Instalador de Posto de Gasolina: A importância do profissional certificado

Contratar um instalador de posto de gasolina certificado é fundamental para garantir a qualidade e segurança do seu estabelecimento.

Postos de combustível são essenciais para o dia a dia, mas para funcionarem corretamente, é importante que seus componentes estejam devidamente instalados e revisados.

Assim, é recomendável não apenas adquirir equipamentos de qualidade, mas também contratar um profissional habilitado para o trabalho.

Por isso, preparamos um guia especial para te explicar a importância de um bom instalar de posto de gasolina e os serviços que eles podem executar. Confira agora!

Porque o instalador de posto de gasolina precisa ser certificado?

Contratar um profissional para realizar trabalhos de montagem e manutenção é importante, mas optar por um instalador de posto de gasolina certificado é ainda mais indispensável.

Isso porque os serviços que envolvem um posto de combustível necessitam de cuidados específicos, por se tratar de atividades potencialmente perigosas.

Afinal, o profissional estará lidando com produtos inflamáveis, que podem colocar não apenas sua vida em perigo, mas de outras pessoas também.

Por esse motivo, é essencial procurar instaladores que apresentem todos os certificados pertinentes ao trabalho.

Dessa forma, você poderá garantir a segurança e a qualidade do serviço no seu estabelecimento.

Um profissional de instalação habilitado possui mais experiência e conhecimento. 

Assim como em outras áreas, é recomendável optar por pessoas qualificadas para realizar qualquer tipo de atividade.

O que faz um instalador de posto de gasolina, na prática?

Na prática, um instalador de posto de gasolina pode realizar atividades de:

  • Instalação;
  • Manutenção;
  • Reparos;
  • Teste de eficiência;
  • Entre outras que forem necessárias.

Em postos de combustível, existem diferentes sistemas e equipamentos que necessitam de uma instalação apropriada para funcionarem com segurança.

Assim, o profissional deve adquirir certificações em diferentes áreas, para fazer serviços de montagem e verificação periódica destes equipamentos.

Além disso, um instalador de posto de gasolina pode fazer sugestões sobre as melhores recomendações para cada sistema ou segmento do local, como a hora de trocar um flexível ou fazer uma manutenção.

Em alguns casos, esse técnico também pode atuar junto do vendedor e dos fornecedores, para repassar todas as novidades em equipamentos e instalações.

Quais os serviços que um instalador de posto de gasolina pode prestar?

Existem diversos serviços que um instalador de posto de gasolina pode prestar, de diferentes níveis de complexidade e com diferentes equipamentos.

Alguns dos principais trabalhos feitos por esses profissionais incluem:

  • Instalações e manutenção de equipamentos, como bombas, filtros e tanques;
  • Serviços de hidráulica;
  • Instalações e adequações estruturais;
  • Manutenção de tubulações para combustíveis;
  • Verificação preventiva e corretiva em equipamentos;
  • Instalação de sistemas de monitoramento e controle de estoque;
  • Emissão de atestados e laudos técnicos.

Dessa forma, o instalador possui autonomia para trabalhar em diferentes segmentos do posto de combustível.

No entanto, é importante lembrar que é preciso ter uma qualificação apropriada para cada setor, por conta das diferentes necessidades de cada serviço.

Além de atividades práticas, um instalador de posto de gasolina também pode atuar com vendedores e fornecedores, informando sobre equipamentos e materiais.

Certificações importantes para um instalador de posto de gasolina

É fundamental que o instalador não seja apenas qualificado para o trabalho, mas que também tenha as certificações necessárias.

Isso porque um posto de combustível atua com diferentes sistemas ao mesmo tempo, de modo que pode ser preciso contratar profissionais com determinadas habilitações.

Por exemplo, existem instaladores que se especializam na montagem e manutenção de bombas. 

Ou, ainda, possuam uma perícia maior no segmento de tanques.

Dessa forma, é importante verificar quais as certificações do profissional antes da contratação.

De modo geral, é recomendável apresentar os certificados básicos para os principais serviços.

Certificação para instalação de SASC

Entre as habilitações mais importantes para um instalador de posto de gasolina, uma das principais é a certificação para instalação de SASC.

Trata-se de uma sigla para Sistemas de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis, um dos serviços mais essenciais de um posto.

Afinal, é esse sistema e seus equipamentos que permitem o funcionamento do estabelecimento de maneira segura e hábil.

Por isso, é fundamental que o instalador possua um certificado para instalação de SASC, de acordo com a resolução Conama 273.

Desse modo, o profissional poderá realizar o trabalho de acordo com as indicações do Inmetro, e garantir a segurança e qualidade do equipamento.

Para obter esse certificado, o instalador deverá se submeter a uma série de avaliações, de forma que possa comprovar sua experiência nessa área.

Por se tratar de uma atividade potencialmente perigosa, além de ser essencial para o posto, é importante verificar essa habilitação do contratado antes de qualquer serviço.

Instalador de posto de gasolina como vendedor

Muitas pessoas podem não pensar no instalador de posto de gasolina como vendedor, mas essa possibilidade pode trazer vários benefícios.

Isso porque o instalador é um profissional habilitado, que possui conhecimentos técnicos sobre combustíveis, equipamentos e sistemas do posto.

Dessa forma, ele poderá informar os clientes com maior propriedade, além de indicar os melhores serviços, com garantia.

Além disso, ao atuar junto de fornecedores, o instalador poderá sugerir os materiais com maior qualidade, melhorando a eficiência do estabelecimento.

Em caso de necessidades, ele também saberá tomar decisões assertivas sobre o negócio, por conta de seus fundamentos profissionais.

Assim, o instalador como vendedor se torna um especialista duplamente qualificado para o trabalho.

Oportunidades para o profissional desta área

Inicialmente, o instalador de posto de gasolina pode trabalhar diretamente na área, realizando a montagem e manutenção de equipamentos.

No entanto, também pode encontrar oportunidades em empresas de instalação parceiras do estabelecimento.

Ou, ainda, procurar serviços que unam as áreas técnicas e de vendas, como vendedor do posto ou trabalhando com fornecedores.

Posteriormente, esses profissionais também estarão habilitados para certificar outras pessoas, promovendo uma equipe de qualidade para realizar os serviços.

Assim, o instalador pode analisar outras alternativas de trabalho, que utilizam seu conhecimento e seus certificados para garantir uma atuação segura nesses locais.

Vale a pena se especializar como instalador de posto de gasolina?

Postos de combustível são um dos estabelecimentos mais fundamentais para o dia a dia das pessoas.

Afinal, milhões de motoristas procuram esses serviços para abastecer seus veículos, além de outras atividades relacionadas, como revisão e manutenção.

Dessa forma, é necessário que existam profissionais certificados para garantir a instalação dos equipamentos da forma correta.

Por isso, vale a pena procurar maneiras de se especializar nessa profissão, para poder atuar em diferentes áreas e segmentos.

Além disso, o instalador também pode procurar habilitações específicas em determinado sistema ou material, como instalação de tubos ou bombas.

Assim, existem diversas oportunidades para esses profissionais, sendo interessante procurar maneiras de se qualificar nessa área, para ter acesso às melhores opções de trabalho.

epi-1

Não Perca!

Fique ligado em todas nossas novidades, cadastre seu email